Resenha livro leonardo boff
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL
TUTORA: MARINALVA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALUNA: ADELINA ALVES DIAS DE FREITAS
MATRÍCULA: 07.1.9283
ATIVIDADE
Data limite para entrega: 19/10/2009
1 - Leia BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. Faça a resenha.
Leonardo Boff é, sem dúvida, um dos grandes autores de nosso tempo. Sua vastíssima obra - composta de dezenas de livros, artigos, prefácios e livros em co-autoria – é marcada pelo ecletismo (trata de temas diversos) e pela dualidade. Os inúmeros títulos publicados e as muitas palestras proferidas demonstram um pensamento dinâmico, capaz de tratar de variadas áreas do conhecimento como a Sociologia, a Filosofia, a Biologia, a Física, a Química, a Ecologia, a Teologia, a Psicologia, etc. Chama a atenção em sua obra, a dimensão inclusiva (não-excludente) com a qual trabalha, abordando o humano sempre na sua experiência dual – expressa pela conjunção “e” (feminino e masculino; homem e sociedade, transcendência e imanência).
No livro em questão (“Ética e moral: a busca dos fundamentos”), Boff dedica-se a fazer uma espécie de diagnóstico da modernidade, expondo seus males e contradições, e convida o leitor a uma reflexão sobre a ética (genealogia, fundamentos, exercício). A intenção é a de provocar a sociedade a acordar da apatia dominante – a humanidade estaria cada vez mais indecisa e incapaz de se posicionar efetivamente quanto aos valores de ‘bem’ e ‘mal’, ou do que seja ‘certo’ ou ‘errado’ – e então, reinventar-se pela lógica da reverência à vida e ao comportamento ético e moral diante dos desafios contemporâneos (justiça social, equidade, liberdade, solidariedade, sustentabilidade).
O autor defende que nenhuma antropologia pode apresentar o ser humano de modo fechado, concluído. O homem – assim como o cosmos – está