Marketing e público-alvo
Índice 1. Introdução…………………………………………………….…..3 2. Abordagem Teórica 3.1 Grupos de Referência…………………………………………4 3.2 Classes Sociais…………………………………………...……5 3.3 Atitudes……………………………………………...………..7 3. Abordagem Prática Específica 4.4 Grupos de Referência na Nespresso………………………….10 4.5 Classes Sociais na Nespresso…………………………………12 4.6 Estádios de Ciclo de Vida na Nespresso……………………..13 4.7 Estilos de Vida na Nespresso…………………………………15 4. Conclusão…………………………………………………………18 5. Bibliografia………………………………………………………..19
1. Introdução
O que influencia o comportamento do consumidor? Essa é a pergunta à qual existem imensas respostas. Variáveis culturais, sociais, individuais e psicológicas podem contribuir para a resposta: se o produto é aceite e se os que nos rodeiam o utilizam e aprovam, se a marca é adequada ao nosso estilo de vida e à nossa classe social e se necessitamos realmente do produto. “Os factores culturais exercem a maior e mais profunda influência.” (KOTLER, 2000, p.183)
A marca, para chegar a todos os indivíduos de modo adequado ao mesmo, deve “entender o comportamento do consumidor”, segundo Kotler (2000). “Os clientes podem dizer uma coisa e fazer outra” segundo os factores que influenciam a sua opinião da marca e do produto. O estudo dos grupos de referência, das classes sociais, das atitudes do consumidor e dos estilos de vida são os pontos importantes a ser estudados neste trabalho.
2. Abordagem Teórica
2.1. Explique o conceito de grupos de referência. Descreva concretamente o que se entende por: grupo de pertença (ou grupo de referência real), grupo de referência aspiracional e líderes de opinião.
Inseridas nas variáveis sociais do comportamento do consumidor inserem-se os grupos de referência, os quais, segundo Churchill e Peter (2000, p.160) “são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os