Doenças sexualmente transmissíveis
O que é DST?
(DST) Sigla de Doença Sexualmente Transmissível. Engloba qualquer doença infecciosa causada por microorganismos transmitidos por contacto sexual.
Como são transmitidas?
As doenças sexualmente transmissíveis (DST), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas).
Principais doenças
AIDS: A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Humana, é causada por um microrganismo, o vírus HIV. Ela é tida como uma doença sexualmente transmissível porque a relação sexual é uma das principais formas de propagação do vírus.
Ao penetrar no corpo, esse vírus altera o funcionamento do sistema imunológico. Este sistema é formado por células que têm a função de proteger o organismo contra fatores externos como a invasão por bactérias ou outros microrganismos. Assim, a pessoa que contrai o HIV fica exposta a doenças que poderiam ser combatidas.
A transmissão do vírus se dá através do sangue e de outros líquidos do corpo como as secreções sexuais e o leite materno. Por isso, nas relações sexuais, a única forma de se defender da contaminação pelo HIV é o uso de camisinha.
Herpes genital: É uma doença causada por um grupo de vírus. Trata-se de infecção recorrente, isto é, a doença melhora e se manifesta novamente depois de algum tempo. Pode ser desencadeada pelo stress, febra, baixa imunidade e exposição ao sol. Caracteriza-se pela presença de bolhas nos órgãos genitais que viram feridas e cicatrizam espontaneamente. As lesões causam dor e coceira. Mesmo uma pessoa que não tenha apresentado os sintomas pode transmitir a doença. Não há tratamento eficaz para a cura da doença. O que se faz é diminuir o intervalo entre as