Resenha leonardo boff "ética e moral" a busca dos funbdamentos
1561 palavras
7 páginas
RESENHABOFF, Leonardo – Ética e Moral: A busca dos Fundamentos/Leonardo Boff. – Petrópolis RJ: Vozes, 2003.
Introdução
Leonardo Boff no livro sobre Ética e Moral faz alguns questionamentos importantes e pertinentes para os nossos tempos e para as nossas vidas.
Em sua abordagem o autor retrata a Ética e a Moral sob quatro importantes pontos de vista:
1. Ética: a doença e seus remédios;
2. Genealogias da ética;
3. Virtudes cardeais de uma ética planetária;
4. Guerra e paz.
Essa divisão mostra que nos capítulos de seu livro, Boff abrange por geral a necessidade que o nosso planeta vive não só hoje, mas que também é visível a necessidade de revisar conceitos e visões para o futuro do planeta e da humanidade.
1. Ética: a doença e seus remédios
O autor é claro e extremamente objetivo quando fala da dos riscos que afetam o planeta terra, que “por causa da atividade humana altamente depredadora de todos os ecos sistemas”, a biosfera do nosso planeta está se esvaindo e pedindo socorro.
O poder de escolha e decisão de mudar tudo isso é nossa e tem urgência de que seja já, pois “Estimativas otimistas estabelecem como data-limite para esta decisão o ano de 2030”, caso contrário o planeta e a vida existente nele correm o risco de desaparecer por completo.
Boff adverte:“Urge refazer o caminho de volta, rumo à casa materna comum e irmanarmo-nos com todos os seres. Temos que deixar o exílio, cultivar saudades, como na parábola do filho pródigo, reavivar sonhos antigos de comunhão, de paz sem ameaça, de benquerença generalizada, sonhos escondidos em seus mitos, ritos e estórias.”
2. Genealogias da ética
Analisando essa questão de genealogias da ética, Boff aponta dois caminhos como fonte de ética e de moral – e diz: “considerando a história, identificamos duas fontes que orientaram e orientam ética e moralmente as sociedades até os dias de hoje: as religiões e a razão” – e cita o teólogo Hans Küng, “que mais se tem ocupado com estas questões, propõe as religiões