Projeto didático
I – Dados de identificação:
Escola: Francisco Salgado Filho
Educadores: Amanda Cristina e Osmarina
Ano: 5º ano
Período de execução: Novembro de 2011
II – Justificativa:
O presente projeto tem como finalidade resgatar a brincadeira de amarelinha, demonstrando através da mesma que pode-se trabalhar as habilidades e capacidades das crianças de uma forma lúdica, proporcionando o seu melhor desenvolvimento e convívio social no ambiente escolar.
A amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil. Percorrer uma trajetória de quadrados riscados no chão de pulo em pulo tinha o nome “pular macaca” quando chegou aqui, com os portugueses, há mais de 500 anos. Hoje, em tempos de jogos eletrônicos, internet e televisão, surpreendentemente a brincadeira simples sobrevive firme e forte nos hábitos de milhões de crianças.
Não são precisos aparelhos ou eletricidade, acessórios caros. Dá para pular dentro de casa, no quintal, na rua, na escola... Basta ter um pedaço de chão, algo para desenhar o riscado e um objeto pequeno para marcar as “casas”.
Sua capacidade de atravessar gerações e gerações pode ser creditada também ao fato de a brincadeira ser uma metáfora da vida: “atingir o céu, não cometer erros no percurso e sempre evitar o inferno”, descreve Renata Meirelles, autora do livro Giramundo.
Apesar de a amarelinha ser brincada, geralmente, em ruas e pátios escolares, hoje em dia dá para brincar até dentro de casa e em sala de aula sem ter que riscar o chão. Diversas empresas de brinquedos oferecem tapetes com o riscado da amarelinha.
III – Objetivos:
GERAL - Desenvolver e melhorar as capacidades e habilidade dos alunos de forma lúdica, alem de proporcionar a vivência com as antigas brincadeiras.
ESPECÍFICO - Proporcionar as crianças um melhor desenvolvimento no que diz respeito ao equilíbrio, coordenação motora, atenção, noção de espaço e vivência de regras de uma forma lúdica.
IV – Tema: