Saneamento básico
É a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo do resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.
Termo usado para definir ações e atividades humanas que visam a suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Favorece a melhoria e a ampliação dos serviços de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto;
Discutem-se alternativas econômicas, operacionais e institucionais que promovam a sustentabilidade dos serviços;
Difundir a conscientização sobre a importância do saneamento para a sociedade: melhores condições de saúde e garantia de preservação do meio ambiente.
Verificar se o modelo de Gestão é Eficiente? Quais tecnologias são aplicáveis à Gestão de Saneamento?
Os efeitos na Gestão no meio social.
28,5% dos municípios do país têm tratamento de esgoto; 78,4% dos municípios do Estado de São Paulo são cobertos pelo serviço de saneamento básico (melhor índice Brasil); 1,4% dos municípios do Estado do Maranhão apresentam o serviço (pior índice). Fonte: IBGE 2008 (última pesquisa nacional)
O Brasil possui 5.507 municípios 5.507 x 28,5% = 1.569 municípios com Saneamento O Estado de São Paulo possui 645 municípios 645 x 78,4% = 506 municípios com Saneamento O Estado do Maranhão possui 217 municípios 217 x 1,4% = 3 municípios com Saneamento
“Um projeto de saneamento tem demandas e conseqüências em diversas áreas. Qualquer obra no setor envolve aspectos de administração, economia, engenharia, arquitetura, gestão ambiental, planejamento urbano e social, além de questões ligadas à saúde pública e educação sanitária.”
A NEXUS Geoengenharia é uma empresa focada na organização, sistematização e disponibilização de informações