quimica- resumo cinética
CINÉTICA QUÍMICA teoria das colisões: os átomos das moléculas dos reagentes estão sempre em movimento, gerando colisões (choques). Quanto mais choques entre as moléculas maior será a velocidade da reação, e quanto mais favorável a geometria for, também é mais rápido. A energia das moléculas entre si sejam igual ou maior que a energia de ativação.
Energia de ativação: energia mínima necessária fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e ocorra uma reação.
Colisão efetiva ou eficaz: aquela que resulta em uma reação. O número de colisões efetivas é bem menor que o numero de total de colisões que ocorrem.
Fatores que interferem na velocidade de uma reação: temperatura: quanto maior a temperatura maior será o movimento das moléculas (energia cinética aumenta e diminuindo a energia de ativação) gerando maior colisões, aumentando a velocidade da reação.
Superfície de contato: quanto mais fragmentado (dispersão) o reagente estives, maior a superfície de contato, portanto mais partículas estarão em contato entre si, aumentando a probabilidade de choques efetivos, aumentando a velocidade da reação.
Catalizador: os catalizadores são elementos não participativos de uma reação, pois acelera a reação mas não altera a composição dos elementos químicos envolvidos, variação de entalpia nem quantidade de partículas, mas diminuem a energia de ativação dos reagentes aumentando a velocidade da reação química. concentração: quanto maior a concentração da moléculas mais choques ocorrerão. A concentração pode ser alterada diminuindo ou aumentando a pressão.
VELOCIDADE MÉDIA:
Vm: velocidade média variação de concentração (valor final – valor inicial) variação de tempo (valor final – valor inicial)
EQUILIBRIO QUIMICO
estado de equilíbrio: quando temos uma reação reversível, direita e inversa, e estas direções tenham a mesma velocidade.
Cada reação reversível possui uma constante de equilíbrio