Resumo capitulo por capitulo - revolução dos bichos
Por ocasião da queda do homem no Éden, DEUS impôs algumas coisa, em conseqüência da sua desobediência a Ele. DEUS sentenciou que a mulher iria ter filhos com dores muito maiores e o seu desejo seria para o seu marido. A terra foi amaldiçoada e Adão em meio a fadigas obteria o sustendo durante os dias de sua vida, e por fim DEUS ò expulsa do Éden. Está agora o homem morto espiritualmente, diante de DEUS.
Este é o estado do homem que perduraria dali em diante, até os nossos dias. Mesmo a redenção tendo sido consumada por CRISTO na cruz, para a salvação dos que crêem. Enquanto não houver a consumação e novos céus e nova terra, onde habita justiça, esse estado de coisa permanece entre nós, na sociedade, atingindo todos sem exceção.
E aqui estamos neste mundo, cheio de perigos e incertezas, assolado pela maldade, pelas guerras, pelas preocupações de toda sorte, sem segurança nenhuma. Há não ser para aqueles que depositaram sua fé e confiança no Salvador dos homens; JESUS CRISTO.
A luta pela sobrevivência é de uma forma tão cruenta, que muitos matam, traem, fazem qualquer tipo de atrocidades e negociatas, para manter; uns o status, outros, pelo menos a sobrevivência propriamente dita.
Se observarmos com interesse as diversas camadas que compõe nossa sociedade, ma arisco em dizer que todas, também sem exceção, estão mergulhadas em crises tremendas.
Começando pela família, a instituição mais antiga e das mais necessárias para o bom equilíbrio de uma sociedade; seja no campo reprodutor mesmo, seja no seu papel da formação de valores e princípios passados de pai prá filho, está falindo. Isso com raríssimas exceções.
Sim dermos uma olhada para o quadro social, ai sim. As desigualdades são gritantes, humilhantes, onde a maioria tem quase nada e a minoria detém quase todas as riquezas do planeta.
E o quadro digamos, da fé, da religião, daquilo que envolve o que o homem tem de mais forte dentro de si,