A leitura do novo século resenha
O entusiasmo deles resume a maneira como os sete livros de Rowling, e os oito filmes da Warner Bros baseados neles, cativaram milhões de fãs em todo o mundo.(UOL)
Ambas se tratam de uma reportagem que demonstram o eficaz sucesso de Harry Potter na influência que tomou conta de milhões de adolescentes, impulsionando os maiores sucessos nas livrarias da última década.
Apartir do lançamento desses livros milhares de pessoas despertaram o interesse pela leitura tornando se leitores assíduos não apenas desse tipo de literatura mas de outras obras clássicas.
Rhys, 18 anos, comentou: "Crescemos como parte da geração Harry Potter. Eu li o primeiro livro quando tinha 5 anos. É tão estranho que isso esteja chegando ao fim - é como o fim da infância".(Reportagem de Mike Collett-White).
Com o eminente critico americano Harold Blomm á frente argumentava que Harry Potter só formaria mais leitores de Harry potter- os livros da inglesa J.K. Rowling seria incapaz de conduzir a outras leituras e propiciar a evolução desses iniciantes. Jovens como Iris desmentem essa tese de forma cabal. Ler é prazer. E uma vez que se prova desse deleite, ele é mais desejado e mais desejado. Basta um empurrãozinho (revista VEJA)
Contra todas as espectativas, porém vem surgindo uma nova e robusta geração de leitores no país – movida, sim, por sucessos globais como as séries de Harry Potter, Crepúsculo, Percy Jackson. Em 2005 a rede de livrarias Saraiva vendeu 277.000 exemplares de títulos voltados para o público infanto juvenil. E m 2010 foram 1,7 milhões _ um estarrecedor aumento de 514% ... Também para os Cidadãos mais maduros