Resumo - A Revolução dos Bichos - Capítulos 1 e 6 a 10
Sr.Jones, era o proprietário da Granja do Solar e vivia bêbado.
Numa certa noite organizou a granja, colocou os animais em seus lugares e foi em direção a sua casa, com uma lanterna, cambaleando de tanto que tinha bebido, chegou tomou mais um copo de cerveja e deitou-se para dormir.
Assim que os animais notaram que Jones havia dormido, houve um alvoroço, um falatório entre eles, pois naquele dia ocorreu um boato de que o porco velho Major havia tido um sonho muito estranho na noite anterior e desejava compartilhá-lo. Os animais haviam combinado de se encontrar no celeiro assim que o Sr.Jones dormisse, e assim fizeram.
Logo o Major se pôs em lugar de destaque, os demais animais sentaram-se a sua volta e ele começou a falar sobre o sonho, contando experiências de vida e a realidade que todos os animais viviam, sentiu-se na obrigação de instruí-los a algo que ajudasse no futuro e na melhoria de vida.
Tudo que dizia se resumia a ir contra os homens, se livrar deles, ser inimigo, pois eles exploravam os animais, consumiam de suas produções e nada era feita para uma melhor qualidade dos produtores.
O velho Major ensinou também a eles o canto dos “Bichos da Inglaterra” que proclamava a liberdade dos animais, todos aprenderam e se empolgaram com o canto, cantando repetidas vezes até que Jones acordou e sem saber o que estava acontecendo disparou com sua espingarda, logo os animais se dispersaram e a reunião acabou.
- Capitulo 6: Começou a construção do moinho de vento. Napoleão anunciou que passariam a comerciar com as outras granjas, para obterem recursos usados no moinho. Os animais alegaram que isso era contra as resoluções impostas após a Revolução, mas Garganta os convenceu de que tal resolução nunca fora aprovada. Conseguiram um representante para que fizessem o comércio. Os porcos estavam mudando os mandamentos para beneficio próprio e abusando dos outros animais. Certo dia, viu-se que o moinho fora destruído durante a noite.