Resumo do livro a revolução dos bichos por capitulo
Resumo - capítulo I
O dono da Granja do Solar o Sr. Jones, fechou o galinheiro à noite, mas estava bêbado demais para lembrar-se de fechar também as vigias .
Quando a luz do quarto apagou, houve um alvoroço em todos os galpões da granja. Durante o dia houve um boato de que o velho Major, um porco que fora campeão numa exposição, tivera um sonho muito estranho e queria contar aos outros animais. O porco era respeitado por todos, então estavam dispostos a ouvi-lo.
A reunião foi no fundo do celeiro, o Major (o porco) tinha doze anos de idade, era corpulento, majestoso, com ar sábio e benevolente. Estavam presentes: 3 cachorros Ferrabás, Lulu e Catavento, Galinhas, Pombas, 2 porcos Bola de Neve e Napoleão, Ovelhas, Vacas, Cavalos de tração Sansão e Quitéria, Ègua e quatro potrinho, Cabra branca Maricota, Burro Benjamim, Ninhada de patinhos órfãos, Ègua Branca Mimosa, Corvo domesticado Moisés não estava presente, que dormia fora num poleiro junto a porta dos fundos.
O Major ao ver todos acomodado começou o seu discurso.
Que contaria o seu sonho, e informando que não estaria com eles por muito tempo, considerava uma obrigação, transmitir o que tinha aprendido da vida.
O mesmo fala da condição da natureza da vida dos animais, uma vida miserável, trabalhosa e curta. Recebemos o mínimo de alimento necessário para continuar respirando e os que podem trabalhar são forçados a fazê-lo até a última parcela de suas forças, e quando a nossa utilidade acaba, trucidam-nos com crueldade.
Nenhum animal na Inglaterra não sabe o que é felicidade, lazer de miséria e escravidão.
O mesmo (major) questiona se a nossa terra é tão pobre que não ofereça condições de vida, afirma que o solo da Inglaterra é fértil, o clima é bom, onde pode oferecer alimentos em abundância, para um número maior, e todos vivendo com dignidade.
Porque permanecemos nesta miséria? Porque quase todo o produto do nosso esforço nos é roubado pelos seres