resumo capitulo 5 - A QUINTA DISCIPLINA Peter Senge
O Douglas DC-3 foi um avião bimotor para uso civil que revolucionou o transporte bimotor para uso civil que revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940. Mas, a que fez alavancar o setor aeronáutico foi a criação do radar que foi criado originalmente para a guerra e o motor a jato. O conhecimento que possuímos atualmente, é apenas das cinco disciplinas, mas com certeza conforme o tempo for passando e novas necessidades forem percebidas, tudo indica que nascerá um nova disciplina.
1. Reescrevendo o código
O pensamento sistemático defende que existem dois tipos de complexidades, a complexidade dinâmica e a complexidade de detalhes. O ser humano tem limitações cognitivas, os cientistas mesmo defendem essa ideia alegando que só conseguimos lidar com um numero limitado de variáveis, e nos sobrecarregamos com informações complexas detalhas, apesar de que no dia a dia lidarmos com elas, mesmo sem percebermos, como dirigirmos um carro em alta velocidade, em quanto estamos no transito e ao mesmo tempo estamos conversando com outra pessoa, e muitas dessas atividades são extremamente complexas, devido lidar com variáveis e rápidas mudanças. Tais complexidades são facilmente entendidas, porque o subconsciente já foi treinado, porque antes de alguém dirigir, essa pessoa tem aulas de direção o que envolveu o seu lado consciente, uma vez em que a pessoa faz continuamente uma ação, como por exemplo, trocar a marcha, com o passar do tempo isso se torna até mesmo automático. E o subconsciente pode ser treinado, não só por meio de treinamento, como cultura, e linguagem verbal.
Os processos de feedback são circulares, e não lineares, se falarmos simplesmente que “A causou B, que causou C” só iremos entender que o A é quem foi o responsável por tudo dar errado, e não conseguimos enxergar que o B pode ter influenciado o problema da A. O subconsciente lida com mais detalhes de complexidades do que a mente consciente, visto que é apartir do