resumo Capitulo 4
RA: C57AFF-3
Livro: Filosofia do Direito
Autor: Alysson Mascaro
Resumo: Capitulo 4
A primeira grande sistematização do pensamento filosófico ocorreu entre os gregos antigos.
O pensamento jurídico ocidental, que se consolidou a partir de uma visão geral de mundo dos romanos, que, por sua vez, absorveram diretamente da filosofia do direito grega.
O apogeu dessa forma de pensar dos gregos, foi a filosofia dos clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Tal pensamento não surgiu repentinamente. Surgiu de um processo histórico ligado as circunstancias sociais, econômicas, politicas e culturais, onde houve um acumulo de conhecimento e caminhos que poderiam denominar de filosóficos.
Com tudo, a antiga visão grega referente aos mitos a respeito do justo, sendo eles religiosos, aos poucos vai se transformando.
Pensadores como Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito e Parmênides, já não se limitam mais a recontar a tradição, e sim, buscar entender o mundo por novos padrões.
Essa trajetória filosófica deu inicio a partir da preocupação com o estudo das origens das coisas do mundo e do próprio mundo. (Cosmologia)
“A cosmologia já é uma reflexão que se aproxima, de algum modo, do pensamento filosófico. Ela supera as antigas narrativas mitológicas, cujo arcabouço se dava por meio da teogonia e da cosmogonia. No nível da teogonia, a preocupação mitológica estava vinculada à origem do mundo a partir dos deuses, dos atos que instauram e criam as coisas. Na cosmogonia, trata-se ainda dessa mesma preocupação, vinculada à origem das coisas, as relações harmoniosas ou explosivas entre os deuses, das quais se gera o mundo”. (página 29)
Na cosmologia, seu fundamento é a busca de um logos, que é a busca dos princípios, as bases, uma identidade que explique o que há.
Em discurso, logos é a narrativa que alcança a realidade das coisas. Em pensamento, logos é a própria razão como o verdadeiro.
Trata-se das