resumo capitulo 3 e 4
O capítulo 3 comeca diretamente com a chamada de Marcal, conversando com Marta. Ela explica-lhe o problema que Cipriano teve no Centro, nao podendo vender a sua mercadoria inteira. Marcal decide conversar com o chefe, mas explica que uma resposta tomará o seu tempo.
Nos dias a seguir, Cipriano e Marta têm pouca ocupacao. Nao há nada para fazer, já que nao é preciso produzir mais pratos sem haver clientes que os comprem. Assim, Cipriano tem muito tempo livre. Em um desses dias livres, o oleiro visitar o túmulo da esposa falecida. No cemitério, ele encontra Isaura Estudiosa, uma viúva que mora na vizinhanca de Cipriano. Ela lhe explica que um cântaro dela se rompeu, e Cipriano decide espontaneamente dar-lhe um novo de graca. Isaura lhe agradece e pede que Cipriano traga o cântaro à casa dela.
No caminho de volta pra casa, Cipriano descobre que há um cao na casa dele, mas nao há luz suficiente para reconhecer que tipo de cao é. Na noite chuvosa que segue, Cipriano está preocupado pelo cao faminto e oferece-lhe restos do almoco.
Ao dia seguinte, o oleiro descobre que o cao é muito bonito, com pele cinza e uma mancha branca no peito. Ele decide ficar com o cachorro, dando-lhe o nome de Achado. O cachorro parece ser bem educado e inteligente, de modo que Cipriano teme que o cachorro já tenha dono. Logo, ele decide levar o cachorro e mostrá-lo para todos os vizinhos, para encontrar o possível dono. Mas ninguém reconhece o belo cachorro, pelo qual Cipriano até recebe ofertas de compra, as quais ele recusa.
Na casa de Isaura, ele traz o cântaro, mostra-lhe o cachorro e conversa com a viúva. Esta lhe diz que o cachorro nao é de ninguém da aldeia, e que ela nunca viu um cachorro semelhante. Ela diz também que Achado talvez fugiu do dono antigo, escolhendo Cipriano como novo dono. Cipriano, feliz com esse novo ponto de vista, se despede e volta para casa.
Na olaria, Marta está a espera de Cipriano e lhe conta que Marcal ligou de volta. Este