Lúdico
A importancia do Lúdico na educação
Mariana Urbieta de Paula Freire
Priscilla Cristina Sawczuk Monteiro
Justificativa
A utilização de exemplos práticos do dia a dia e de recursos didáticos como jogos e materiais pedagógicos torna a matemática mais próxima dos interesses dos alunos.
Esses recursos podem ajudar muito o trabalho do professor para ensinar os conteúdos relacionados à matemática, como no caso dos números primos.
Introdução
Analisando os conteúdos relacionados à matemática, observamos que quando se trata de números primos, grande parte dos alunos veem uma grande dificuldade em reconhecer, e principalmente descreve-los.
Este trabalho tem como objetivo, mostrar a importância do lúdico (jogos e brincadeiras), no processo de aprendizagem da criança em todas as aréas, inclusive na matemática. Mostra também, como as brinquedotecas, que deveriam ser obrigatórias em todas as escolas, auxiliam e permitem que a imaginação e o raciocínio sejam explorados de uma forma mais aberta e flexivel, já que nas mesmas existem inumeros recursos que podem ligar o ludico à matematica, além de estimular o aprendizado da criança.
Referencial Teórico
Brinquedoteca – Como o lúdico ajuda no desenvolvimento da criança
A brincadeira infantil esta presente em todas as culturas. Por meio dela, a criança se expressa e aprende, construindo assim, conhecimento. Observando isso, teve-se a ideia de se criar um conhecimento, que pudesse ser transmitido através do lúdico, onde a criança poderia aprender através de brincadeiras e jogos.
Mas nem sempre foi assim, inicialmente, as crianças acompanhavam seus pais, principalmente as mães, no trabalho, para que os mesmos pudessem trabalhar. Com isso, ocorriam muitos acidentes, e as mães gastavam grande parte de sua carga horaria de trabalho, lidando com o cuidado de seus filhos, o que não agradava os patrões, já que diminuía a produtividade das mesmas. Observando isso, veio a ideia de