A legislação na educação brasileira
A LEGISLAÇÃO E A PRÁTICA EDUCACIONAL
MACAPÁ
2013.1
A LEGISLAÇÃO E A PRÁTICA EDUCACIONAL
Artigo apresentado à Disciplina de Organização e Legislação da Educação Brasileira, Instrumento Avaliativo referente ao 5º semestre da turma 139 LPE do curso de Pedagogia.
Prof.ª MargarethChermont,
MACAPÁ
2013.1
Resumo
Este trabalho disserta sobre a importância do educador em apropriar conhecimentos relativos às leis para a educação institucional do nosso país. Discutir normas que regem a educação. Refletir sobre seu papel dentro do sistema educacional, uma vez, que o contexto atual, demonstra ser o professor, significativamente, passivo aos dispositivos legais da educação nacional.
Palavras-chaves: legislação educacional, lei e educação brasileira.
Original
Este trabalho disserta sobre a importância do educador em apropriar conhecimentos relativos às leis para a educação institucional do nosso país.
1 Introdução
Estudar as leis relativas à educação brasileira deve ser, ao profissional da educação uma de suas prioridades, pois ignorar determinados aspectos da lei pode significar a tomada de atitudes errôneas na sua postura de trabalho. Para tanto refletir e analisar a legislação educacional brasileira, seja na esfera federal, estadual ou municipal, faz-se necessário ao aperfeiçoamento do educador.
Diante da presente realidade vivemos hoje em um processo de formação continua, ou seja, formação continuada do docente, ao qual o educador buscar aperfeiçoar cognitivamente sua atividade pedagógica.
“(...) No exercício de suas funções, você quer ser um profissional consciente, critico e competente. Para tanto, varias dimensões são exigidas: formação, conhecimentos, habilidades, competências e valores.(...)”. Cury, pág-09.
Ao educador estar em constante aprendizado deve significar acompanhar as realidadesmutáveis do contexto educacional. Anos de