Juanesburgo
A conferência de 2002 abordou não apenas assuntos de cunho ambiental, mas também tópicos que abrangeram uma escala social. Os temas debatidos em Juanesburgo englobaram questões sobre o fornecimento de água, saneamento básico, saúde e biodiversidade. Os participantes também cobraram atitudes sobre os acordos estabelecidos na Eco-92, como pôr em prática a Agenda 21 (Uol/ 2002). Em matéria para o site Brasil Escola, o geógrafo Wagner de Siqueira afirma que um dos pontos discutidos de maior relevância da Rio +10 foi a criação de projetos que tinham como objetivo encontrar medidas a fim de reduzir em 50% o número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza no mundo até o ano de 2015.
O encontro da Rio +10 não surtiu resultados substanciais, países desenvolvidos não perdoaram as dividas das nações pobres, Estados Unidos e países integrantes da OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não assinaram o acordo que previa o uso de 10% de fontes de energias renováveis. Porém um dos pontos positivos foi o acordo feito entre os países em reduzir pela metade o número de pessoas que não têm acesso a saneamento básico e a água potável.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio +20, sediada no Brasil nos dia 20 a 22 de junho de 2012, contou com a participação de chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países. O encontro