Resumo Iniciação a Estetica capitulo 3 e 4
Capitulo 3 – Teoria Platônica da Beleza
O Mundo das Ideias Puras
“Para Platão, dentro da sua grandiosa visão idealista do mundo e do homem, a beleza de um ser material qualquer depende da maior ou menor comunicação que tal ser possua com à Beleza Absoluta, que subsiste, pura, imutável e eterna, no mundo supra-sensível das ideias”
“Platão via o universo como dividido em dois mundos, o mundo em ruina e o mundo em forma. O nosso mundo, este mundo sensível que temos diante dos nossos olhos, é o campo da ruina, da morte, da feiúra, da decadência.”
“O mundo autêntico é o mundo eterno e imutável que existe acima do nosso e que chama o daqui para o seu seio. Nesse mundo, a Verdade, a Beleza e o Bem são essências superiores, ligadas diretamente ao Ser.”
Comentário: Nesse tópico, Platão explica que a percepção da beleza em um ser material depende da comunicação que a mesma teve com a Beleza Absoluta, que esta é pura, imutável e eterna, encontrada no mundo das ideias. Ele explica também que existe dois mundos no universo, o mundo em ruínas que seria o nosso mundo material, onde vivemos e o mundo em forma que seria o mundo das ideias, em que tudo que hoje existe no mundo em ruína é apenas a representação da essência contida no mundo em forma. Nesse mundo, chamado por ele também de mundo autentico, a Verdade, a Beleza e o Bem são um tipo de essência superior que estaria ligada diretamente com o Ser.
A Reminiscência
“A alma é invencivelmente atraída pela Beleza, pois sua pátria natural é o mundo das essências; e, exilada neste nosso mundo, ela sente sempre saudade do outro”
“Segundo Platão, a alma humana, eterna, sofre uma decadência ao se unir ao corpo material. Precisamente por ser eterna, já contemplou, no mundo das Essências puras, a Beleza Absoluta, de natureza divina; por isso, sente invencível saudade dela, vivendo, como vive aqui em desterro permanente.”
A alma sabe