resumo do capitulo 4 de adiministraçao
O ambiente das empresas
O ambiente representa todo o universo que envolve externamente a empresa; e´ tudo aquilo situado fora dela.
As empresas constituemorganizacoes inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente as mutaveis circustancias ambientais e, assim,alcaçarem objetivos.
Mapeamento ambiental
O ambiente e um contexto q apresenta uma enorme e complexa variedade de condiçoes extremamente variaveis,dinamicas,e mutaveis,dificeis serem abordadas no seu conjuntoou analizadas com clareza e objetividade. Desse modo, as empresas precisam tatear ,explorar e descernir o ambiente ao seu redor para reduzir a incerteza a seu respeito. Em outros termos, a empresa precisa mapear seu espaço ambiental com frequencia
Seleçao ambienteao seu redor para reduzir a incerteza ao seu respeito.em outros termos, a empresa precisa mapear seu espaço ambiental com frequencia.
Seleçao ambiental As empresas nao sao capazes de absorver e compreender todas as condiçoes variaveis mutaveis do ambientede uma so vez.
Esse reducionosmo permite compreender uma pequena amostra do ambiente,capaz ser empterpretada pela empresa.
Recepçao ambiental
As empresas percebem subjetivamente os ambientes de acordo com suas expectativas, experiencia, desafios.convicçoes e motivaçoes.
Quer dizer, um mesmo ambiente pode ser percebido e enterpretado diferentimente por duas ou mais empresas. em outros termos, a percepçao ambiental depende muito do q cada empresa cosidera relevante no seu ambiente.
Consonancia e dissonancia
Existe consonância quando as presunções da empresa a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Para manter a consonância com o ambiente e coerência com seu comportamento, as empresas adotam como infomação de referência o resultado da elaboração lógica de outras informações anteriores tomadas como reais e verdadeiras.
O processo de redução da dissonância nada mais é do que uma tentativa de restabelecer a consonância.
Limite ou