Resumo Capitulo 3 PALADINI, E. P. Gestão da qualidade
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade
O capitulo 3 do livro Gestão da qualidade fala sobre o processo e agentes da gestão da qualidade. Para introdução, apresentam-se as obrigações e deveres dos sistemas de gestão na organização. Os sistemas de gestão devem desenvolver mecanismos e administrar recursos que garantam a sobrevivência da organização em um ambiente dinâmico e diversificado, com desafios constantes, e devem possibilitar a sua permanente e contínua evolução.
Esse ‘’sistema de gestão’’ pode ser conceituado como “um conjunto de regras, de procedimentos e de meios que permitem aplicar métodos a um organismo (o sistema físico) para a realização de determinados objetivos” (Melèse, 1993). Mais especificamente sobre o sistema de gestão da qualidade, este aplica à organização métodos de produção, avaliação e melhoria da qualidade, envolvendo normas, métodos e procedimentos. O conjunto de normas de operação é definido pela politica de qualidade da organização. Os métodos referem-se ao modo como são operados os recursos gerais da organização, para que sejam atingidos os objetivos propostos. Por fim, utiliza-se o conceito de procedimentos de um sistema para definir as operações necessárias para a aplicação efetiva dos métodos.
No conceito de Gestão da Qualidade são envolvidas duas áreas de atuação: âmbito global e âmbito operacional. O âmbito global a Gestão da Qualidade colabora com a alta administração para definir as politicas de qualidade da organização. No texto o autor afirma que “não é possível estruturar o processo de Gestão da Qualidade sem que seja bem definida, conhecida e entendida a politica que a organização adotara em relação à qualidade”. Para tal, é necessário definir os elementos a seguir:
Estratégias de atuação da empresa no mercado;
Recursos, ou formas de operação, da empresa;
Nível de prioridade para investimentos e valor associado;
Suporte tecnológico a ser transferido ao processo produtivo;