Direito
Trabalho apresentado à disciplina Processos Decisórios, do curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Paulista, Unidade Macapá.
MACAPÁ/AP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 Conceito de Capital Intelectual 5
2 Capital Intelectual 6
3 Propósito da Questão 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta, o que eu, enquanto acadêmico, preciso agregar ao meu capital intelectual para entrar no mercado de trabalho daqui a dois anos.
Entendemos que ao contrário da realidade de antigamente, quando haviam muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado de trabalho está tendo muitas vagas, porém poucos profissionais preparados com as qualificações exigidas pelas empresas.
O profissional que não se atualiza, buscando sempre novos conhecimentos, demora mais para realizar as suas tarefas e isso leva tempo e dinheiro, gerando despesas.
Hoje o que diferencia um profissional dos demais, são os fatores positivos que ele agrega a empresa.
1 CONCEITO DE CAPITAL INTELECTUAL
“Capital Intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser usada para gerar riquezas.” (Stewart, 1998)
Capital Intelectual é o nome dado a toda informação, transformada em conhecimento que se agrega aqueles você já possui, é o chamado conhecimento tático-explícito, aquele adquirido com a prática ao longo dos anos.
O capital intelectual é definido de diferentes formas, como por exemplo, Edvinsson e Malone (1998), que divide o capital em humano aquilo que pode ser agregado por pessoas como conhecimento e vícios, virtudes, e estrutural como sendo o que