Relação infermeiro paciente
O paciente é uma pessoa, um ser humano único que no momento requer nossa ajuda. O enfermeiro é uma pessoa, um ser humano único, que adquiriu conhecimentos e habilidades específicas para cuidar dos outros e dispõe-se a isso. Através da comunicação interpessoal, ambos poderão atingir seus objetivos.
O enfermeiro deve preparar sua equipe para que todos atuem dentro da mesma linha de conduta com o paciente. Orientá-los e supervisioná-los como seres humanos, de maneira compreensiva e responsável, é um modo de ensiná-los como tratar o paciente. Se o enfermeiro valoriza a atenção individual e o respeito às necessidades do paciente, certamente instruirá seu pessoal neste sentido e valorizará as comunicações de cada um sobre suas impressões e preocupações com o estado do paciente
Seja qual for a área de trabalho, temos constatado que os pedidos formulados pelos nossos doentes se situam na esfera relacional. Assim, entendemos que quaisquer que sejam as condições em que se desenvolve a prestação de cuidados, as nossas posturas profissionais devem ocorrer com o propósito central de promover, fomentar e manter aos usuários de nossos serviços os direitos inerentes às pessoas. Em última análise, oferecer cuidados efetivos apenas do ponto de vista técnico, sem prestar atenção à pessoa, além de constituir uma negação do respeito que lhe assiste, é prova de insuficiência na prestação de cuidados de qualidade.