Resumo brasil colonial
• Os Pródomos (primeiros indícios) da Independência retrata o início do século XIX, quando o Brasil era subjugado pela supremacia da autoridade pública, e quem ousasse desafiar a ordem legal implantada era abatido pelas armas. Para os que se prostravam aos desmandos da autoridade, a tolerância branda, e para os outros, a ³justiça´, o cárcere.
• Os senhores de terra perdiam o seu poderio e davam lugar a militares originários do reino que eram auxiliados por tropas locais; em contrapartida, ganhavam status de senhores de rendas. Neste momento de transição, a colônia passa a sofrer influências internacionais e começa a sofrer com uma crise econômica, que afeta as exportações e causa o retraimento da empresa agrícola, o cenário muda e a principal ocupação passa ser a subsistência, não mais a vibração exportadora.
• A Revolução de 1817 eclode, a pobreza instaurada faz com que os fazendeiros no tem o que antes ignoravam, a tirania e os entraves econômicos. A autarquia torna-se o sistema de governo nas fazendas mais distantes dos polos povoados, em quanto o cenário de riquezas dando lugar a mobiliários cada vez mais rústicos e vestimentas mais grosseiras. Em uma passagem foi dito que, tal mudança se deu pela quebra do estatuto colonial e a transmigração da corte.
• O Comércio inglês passa agir sem amarras e o sistema de escambo abusivo impera longe do litoral, a posse de terras passa a ter maior valor servindo para extorquir colonos e lavradores, mantendo a gravitação dos mesmos nas fazendas e em torno da indústria de moagem de cana. O latifundiário explorador reina apenas com acordos verbais fortalecidos pela insegurança dos moradores das