Resumo Boaventura
Professor José Geraldo de Sousa Júnior (UNB)
Introdução
Boaventura de Sousa Santos é um sociólogo e cientista português, nascido em Coimbra.
Estudou Direito na Universidade de Coimbra e cursou Filosofia na Universidade de Berlim, mas foi na Universidade de Yale que defendeu seu mestrado e seu doutorado. Para elaborar sua tese, morou durante 06 meses na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, no início da década de 1970.
É internacionalmente reconhecido como um intelectual importante da área de ciências sociais, e tem especial popularidade no Brasil, onde participou de três edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.
Uma de suas preocupações é aproximar a ciência do senso comum, com vista a ampliar o acesso ao conhecimento, o que denominou um “novo senso comum emancipatório” (conhecimento-emancipatório)
Prefácio
Este livro teve origem na concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Professor Boaventura de Sousa Santos pela Universidade de Brasília em cerimônia ocorrida em 29 de outubro de 2012.
Esse texto de Boaventura de Sousa Santos é a versão revista e bastante ampliada da sua palestra de aceitação desse título.
Professor José Geraldo de Souza Júnior, ao tempo Reitor da Universidade de Brasília (2008-2012), que presidiu a cerimônia de outorga do título. No prefácio desse livro, ele conta um pouco sobre essa cerimônia, bem como da marcante influência do Boaventura, contribuindo e inspirando uma ideia de universidade necessária, democrática, socialmente inclusiva e emancipatória.
No 3° Fórum Social Mundial, Boaventura propõe uma Universidade Popular dos Movimentos Sociais, que seria uma iniciativa de juntar o mundo acadêmico, o mundo de cientistas sociais, de intelectuais, de artistas, filósofos, economistas, juristas, teólogos com os ativistas e dirigentes dos movimentos sociais, proporcionando-lhes a autoeducação.
- visa prática de transformação social
- visa aumentar significativamente a eficácia e consistência das ações