Resumo de Boaventura
BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS
O mundo é divido em duas partes, as coisas que se vê é considerado irreal (falso) mas e o que fundamenta as idéias reais..
Como não podemos afirmar o “irreal” ele é excluído da nossa sociedade. A principal característica do pensamento abissal é a impossibilidade de considerar existente as duas linhas. Os conflitos modernos se fundamentam nestas distinções . Mas acima dessa distinção existe a outra, que e a separação entre grandes e pequenas cidades/favelas. De fato a aplicação da lei e o direito a liberdade de se aplica as grandes cidades mas é surreal para as pequenas pois ali existe uma outra forma de lei e liberdade, que por sua vez é impensável pelas as grandes cidades, apesar de não se encaixar bem nos dois lados da linha, essa idéia de regulação se tornou universal.
Toda essa discussão sobre certo e errado, verdadeiro ou falso, nos mostram as duas principais linhas abissais globais dos tempos modernos que apesar de diferentes e de trabalharem de formas distintas , são interdependentes. Essas linhas são a filosofia e a teologia apesar de o campo de conhecimento outorgar a ciência dizer que e verdadeiro e falso, mesmo que essa verdade que e a ciência grega e muito relativa podendo ou não se encaixar em determinadas circunstâncias . Apesar dessas correntes estarem em constante conflito todos tem o seu lugar muitas vezes a ciência inicia uma nova descoberta através de conhecimentos populares impossível aplicar a determinados povos a distração cientifica entre verdadeiro e do falso assim o mesmo o da filosofia e da teologia.
No campo do direito moderno, o legal e o ilegal são as duas únicas formas relevantes de existência perante a lei (deste lado da linha ) por isso essa distinção é uma distinção universal. Esquecendo se de dos territórios sociais onde estas leis não se encaixam.
Tanto na ciência quanto no direito , as divisões