Resumo Biografia de Flavio Carvalho
É fácil poder nomeá-lo como grande representante do Movimento Modernista. Entre suas várias áreas de atuação, pintura, arquitetura, teatro, figurinos e performances, o que mais se exaltava era o seu interesse pelo experimental, a total fuga das regras e formas academicistas de tratar a arte.
Seu estilo era bastante peculiar e sua fusão de estilos também. O artista tinha traços surrealistas, cubistas, do expressionismo alemão, além de um grande apego ao polêmico e renovador. Tinha como ideia a antropofagia pura, releitura de movimentos artísticos europeus, para a sociedade brasileira, buscando sempre um contato direto com o espectador. Seu interesse era em despertar reações psicológicas em quem via seus trabalhos. Flavio de Carvalho - Biografia
Flavio de Rezende Carvalho nasceu Barra Mansa,no Rio de Janeiro, no dia 10 de agosto de 1899, filho de família de muitas posses, pôde receber uma educação privilegiada na França (de 1911 a 1914) e na Inglaterra, onde freqüentou a Universidade de Durham. Em 1922, formou-se em engenharia civil. Ao mesmo tempo e na mesma universidade, fez seus estudos de belas artes.
A partir de 1924 trabalhou três anos no escritório que construiria o Banco de Comercio e Industria, o Mercado Municipal, o Palácio da Justiça, entre outros.E em 1926 abre seu próprio escritório, junto ao instituto de engenharia.
Flavio de Carvalho - Foto do artista
Flavio de Carvalho – Foto do artista
Em 1930, participa do Congresso Pan-Americano de Arquitetos com a conferência A Cidade do Homem Nu, na qual ressalta a idéia do homem despido dos preconceitos da civilização burguesa. A tese tem ampla conexão com o movimento antropofágico. Participa de vários outros concursos, sem ganhar