Nazareth e Nepomuceno - Duas Valsas
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA FITO
CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA
NAZARETH E NEPOMUCENO: DUAS VALSAS
OSASCO - SP
2013
FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE OSASCO
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA FITO
CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA
Pedro Manoel Ros Hernandez
NAZARETH E NEPOMUCENO: DUAS VALSAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Música da Faculdade de Ciências da
Fundação Instituto Tecnológico de
Osasco – FITO para obtenção do título de Bacharel em Música, sob orientação da Profª Drª Sonia Goussinsky.
OSASCO – SP
2013
RESUMO
O termo Valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, que é classificado como um gênero musical do período clássico, composto por um compasso ternário simples ou composto. A Valsa veio ao Brasil em 1808 pela corte portuguesa, onde foi apresentada em salões de elites do Rio de Janeiro, e que, ao longo da segunda metade do século XIX a Valsa teve uma boa aceitação do público.
Ernesto Nazareth compôs várias obras, como polcas, tangos brasileiros, Valsas inclusive, entre muitos outros gêneros conhecidos. A importância de suas composições que são totalmente pianísticas retratou o ambiente musical das serestas e choros, expressando muitas vezes através do piano, a musicalidade do violão, da flauta, entre outros instrumentos, tendo como um revelador da alma brasileira.
Como diz o musicólogo Mozart de Araújo: “as características da música nacional foram de tal forma fixadas por ele e de tal modo ele se identificou com o jeito brasileiro de sentir a música, que a sua obra, perdendo embora a sua funcionalidade coreográfica imediata, se revalorizou, transformando-se hoje no mais rico repositório de fórmulas e constâncias ritmo - melódicas, jamais devidas, em qualquer tempo, a qualquer compositor de sua categoria”.
Palavras Chaves: polcas, tangos brasileiros, Valsas pianísticas
ABSTRACT
The term came waltzing in Austria and Germany, which is