Chiquinha gonzaga e chico buarque
Escolhemos este tema de trabalho, pois pretendemos mostrar a todos a importância que ambos os compositores, Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque, tiveram ou têm dentro da música brasileira. Apesar de não estar aparente, os compositores têm algo em comum: ambos lutaram por seus direitos e ideais seja na política (regime militar, abolição da escravatura) ou dentro da própria música (músicas censuradas, luta por direitos autorais).
Método
Para realização deste trabalho foi necessário buscar os temas (Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque) em variados sites e em livros para que nos pudéssemos conseguir o maior número de informações possíveis. Todo material pesquisado e encontrado foi dividido em tópicos que se relacionassem e depois lido parte por parte. Então interpretamos e resumimos o material que tínhamos em mãos. As gravuras nos ajudaram a compreender ainda mais o material pesquisado. Além disso, foram interpretadas as músicas do Chico Buarque para podermos compreender melhor a época da ditadura em viveu. Com o material pré-pronto discutimos como seria feita a organização para que então pudéssemos finalizá-lo. As decisões foram tomadas levando em consideração as diferenças de idéias e opiniões para que pudéssemos realizar um trabalho que envolvesse a todos os componentes do grupo.
Chiquinha Gonzaga
(Observação: Palavras em negrito ver Glossário; Sobrescritos ver Contexto Histórico). Em 17 de outubro de 1847 nasce Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, na cidade do Rio de Janeiro. Foi fruto do amor entre o general José Basileu Neves Gonzaga do Exército Imperial e Rosa Maria de Lima, uma mulher mulata e de classe inferior a de José Basileu, o que trouxe