granometria
1. Introdução
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.
O conhecimento da distribuição das partículas do solo, quanto ao tamanho, é de grande importância na descrição, identificação e classificação dos solos, pois muitas propriedades físicas, hídricas e químicas dos solos se correlacionam com a distribuição dos tamanhos das partículas sólidas.
A análise granulométrica dos solos também possibilita a classificação de um solo, a inferência do potencial de compactação, disponibilidade de água, aeração, condutividade hidráulica e térmica, infiltração, como também a redistribuição de água
Através dos resultados obtidos desse ensaio, é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, que possui fundamental importância na caracterização geotécnica do solo, principalmente no caso dos solos grossos.
Pelo fato de o solo geralmente apresentar diâmetros de partículas em uma ampla faixa de variação, a curva granulométrica é normalmente apresentada em um gráfico semi-logarítmico, no qual o diâmetro das partículas, em escala logarítmica, é representado nas abscissas, e a porcentagem de partículas com diâmetro inferior às indicadas (porcentagem que passa), em escala linear, é representada nas ordenadas.
2. Objetivo
O objetivo primordial do ensaio de granulometria é obter a curva granulométrica de um solo. Através da curva granulométrica pode-se estimar as percentagens (em relação ao peso seco total), correspondentes a cada fração granulométrica do solo.
3. Equipamentos
Os principais equipamentos e utensílios utilizados são:
- Balança;
- Almofariz e mão de grau;
- Cápsulas para determinação de umidade;
- Estufa;
- Recipientes adequados;
- Jogo de peneiras