Topografia
A granometria estuda os processos e instrumentos usados para determinação de distância entre dois pontos, através de processos diretos e indiretos.
Processo direto de medição de distância. Distância é determinada percorrendo-se o alinhamento. Instrumento utilizado é o diastímetro (trena).
Um diastímetro pode ser constituido por uma fita de: Lona; Aço; Nylon; Fibra de Vidro; Etc. A Tabela I: métodos de medição segundo a precisão:
Baixa precisão: passo, régua graduada, medidor topográfico.
Media precisão: fitas e trenas: aço, fibra de vidro, lona.
Alta precisão: fio ínvar Ao se realizar medições, toma-se o cuidado de avaliar sempre a projeção horizontal dos pontos considerados; Em Topografia as medidas são feitas na horizontal; Em um terreno inclinado, a medida deve ser feita utilizando-se balizas. Medição em um terreno inclinado – Divisão de lances em um alinhamento
Erros nas medições com diastímetros; Erro no comprimento do diastímetro; Deve ser corrigido através da aferição do diastímetro. Erro de dilatação do diastímetro: É dado pela Equação: E = L.a.(T-t)
Onde:e = Erro; L = Distância medida; a = Coeficiente de dilatação; T = Temperatura ambiente; t = Temperatura de aferição (+- 20ºC). Falta de horizontalidade do diastímetro: É dado pela Equação e = Aa - AB ; e = Erro;
Erro de catenária: É o erro devido ao peso do diastímetro; Para evitá-lo deve-se esticar o diastímetro, medir trechos menores ou adotar escoras intermediárias
Erro devido ao desvio vertical da baliza: É o erro causado devido ao fato de não se posicionar a baliza perfeitamente na vertical; Deve ser evitado, utilizando-se um nível de cantoneira. Erro devido ao desvio lateral do diastímetro: Distância horizontal entre os pontos deve ser tomada utilizando-se um alinhamento reto.
A B
Processos indiretos de medição de distância: Consiste em se obter medidas determinadas, sem percorrer o alinhamento do ponto (sem um contato físico).