CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS
ARQUITETURA E URBANISMO
RELATÓRIO
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
MANAUS / AMAZONAS
08/09/2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
ANNE CAROLINNE SALES DE SOUZA
CARLA MONIQUE DA SILVA BATISTA
KAMILA NATANA CANTO DOS SANTOS
ROSANA SILVA DOS SANTOS
AUN02S2
RELATÓRIO
VISITA A CONCRETEIRA SUPERMIX
TRABALHO SOLICITADO PELA PROFª. ENGª. ANNA ISABEL PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DA 1ª ARE.
MANAUS / AMAZONAS
08/09/2015
Conforme uma visita feita a Concreteira Supermix – localizada na Av. Turismo prox. ao clube Azel – nos foi apresentado o processo de materialização do concreto e seus respectivos componentes como: areia, seixo, cimento, brita, etc. A amostra foi feita pelo Sr. Jorge, que trabalha na empresa, que nos mostrou todo o procedimento desde o recebimento, o processo feito diariamente e saída do material da concreteira.
A princípio, vimos a estocagem dos materiais utilizados na fabricação do concreto.
Areia: por ser um material exposto, os grãos de areia retêm uma lâmina de água que contém de 2 à 3% de umidade então dificilmente essa areia consegue ficar seca e isso pode levar entre dois ou três dias para ser utilizada.
Seixo: se falando em qualidade, é raro em Manaus, então do jeito que o fornecedor draga lá no rio, ele entrega a concreteira, por isso, vem bastante contaminado (raízes, tocos, folhas). Devido a contaminação da sujeira ser maior eles preferem utilizar a brita.
Vejamos um exemplo: Essa matéria orgânica citada acima é leve, então no momento que você está fazendo um piso, você vibra e ela sobe, não é perceptível pois está envolto de cimento, mas depois que o piso for curado e totalmente endurecido, ele começa a aparecer as falhas.
Recebimento do material na concreteira Supermix:
O material tem que estar conforme, a medida que o material vai saindo é feita a reposição, a dosagem é feita nas caixas que são