Resumo behaviorismo
O Behaviorismo, no início era uma tendência teórica que estudava o comportamento. Originou-se em 1913 em um artigo de John B. Watson.
Na época Watson defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia, qual o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio: as respostas eram tidas de acordo com os estímulos dados.
Hoje o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.
Sucessor de Watson, B.F. Skinner (1904-1990) defendeu o chamado Behavorismo radical, filosofia da ciência do comportamento por meio da análise experimental do comportamento, que tem influenciado muitos psicólogos americanos e outros vários países, como o Brasil.
A base da corrente skinneriana está na formação do comportamento operante.
Tipos de comportamento para o Behaviorismo:
1) Comportamento Reflexo ou Respondente
2) Comportamento Operante
O comportamento reflexo ou respondente é o usualmente chamado de “não-voluntário” e incluiu as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente que independem de aprendizagem. Exemplo: arrepio da pele quando um ar frio nos atinge.
Já o comportamento operante, teorizado por Skinner no início dos anos 30, que segue abaixo, abrange um leque amplo de atividades humanas.
“Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente”.
Exemplos de comportamento operante: escrever uma carta, tocar um instrumento.
Segundo o comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela