Resumo Behaviorismo
O behaviorismo tem seu início marcado com o lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto Behaviorista.
Watson
(1878-1958), com esse manifesto imprime um novo rumo à história da Psicologia, influencia vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem, na personalidade e nas psicoterapias. Mediante ao pensamento behaviorista entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa, e possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. O objeto da Psicologia que até então tinha sido a alma, ou a consciência, a mente, e a partir do behaviorismo passa a ser uma Ciência comportamento humano, não pode mais ser considerada como ciência pura da consciência. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e a hereditariedade é relegada a segundo plano. O homem passa a ser visto como produto do ambiente.
Watson dizia que se a psicologia quisesse se fortalecer no mundo da ciência seria necessário que ela repensasse o seu objeto de estudo. Então propôs que a psicologia deveria estudar o comportamento e que seu Objeto de estudo fosse determinado pelos atos observáveis de conduta que pudessem ser descritos em termos de Estimulo e resposta.
O behaviorismo tentou reduzir a psicologia a uma ciência natural, deixando de lado a consciência e volta-se exclusivamente para o comportamento objetivo. O primeiro momento do Behaviorismo vai de 1913 a 1930, esse Behaviorismo fica conhecido como Clássico, polêmico e programático, tem seu alvo principal o movimento contra o Estruturalismo que utilizava o método introspectivo. As ideias de Watson ganham força e são influenciadas pelas contribuições de Ivan Pavlov. Fisiologista (1906-1927), que demonstrou através da representação simultânea de um Estímulo não condicionado (carne), e de um Estímulo condicionado (som do diapasão) o estímulo condicionado consequentemente produziria a resposta (salivação) que anteriormente só podia ser produzida