Behaviorismo resumo
Em 1920 ambas estavam sendo suplantadas por tese colas novas. Behaviorismo, a psicologia de Gestalt e Psicanálise.
O behaviorismo teve maior influencia na psicologia cientifica na America do Norte. Fundada por John B. Watson.
Watson afirmava que todo comportamento é resultado do condicionamento e que o ambiente molda o comportamento, reforçando hábitos (somos uma tabula rasa, ou seja, não nascemos com nada pronto, no sentido psicológico, somos moldados, somos uma folha em branco e conforme vivemos são moldados.)
Exemplo em sala “Albert” que foi condicionado a ter medo de ratos. Watson estudava o comportamento por si só, ignorava fenômenos como consciência, sentimentos e estados mentais.
Marco importante nesse período a pesquisa de Ivan Pavlov sobre a resposta em relação ao condicionamento. Onde ele acreditava que um comportamento é sempre resposta de algum tipo de estimulo que foi dado ao indivíduo.
O Behaviorismo radical utiliza da lei do efeito, o comportamento é influenciado por seus efeitos no ambiente.
Para Skinner, o ser humano é um ser ativo, que age no ambiente em que vive, provocando mudanças nele, modificações essas que retroagem sobre o sujeito, modificando seus padrões, suas formas de se comportar.
Exemplo do gato que “sabia” que conseguiria a comida de puxasse o círculo dentro da gaiola.
Outro nome importante para o Behaviorismo é Albert Bandura que vem com a teoria do aprendizado por imitação (Behaviorismo social). O que importa nesse estudo é a cognição, não somente o comportamento. “O que tem dentro de você”
Observa-se o comportamento baseado na interação. Exemplo em sala de aula: você ir a um restaurante e imitar as pessoas ao redor na hora de se servir, devido à quantidade de talheres. (oposto dos outros).
Acredita que