Ied estudo dirigido
A CIÊNCIA DO DIREITO: CONCEITO, OBJETO E MÉTODO.
1. O senso comum está presente no dia-a-dia e concilia a maior parte das ações diárias. Sua veracidade é baseada de um consenso de opiniões. Embasado em evidências, o senso comum é diretamente relacionado com o empirismo.
2. O senso comum se coincide com o empirismo ao considerarmos o fato de que ambos se utilizam da percepção de conhecimentos previamente adquiridos para chegar a uma conclusão. O empirismo é caracterizado pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos as coisas. O conhecimento empírico é aquele que não precisa ter comprovação científica e esta também não tem importância. Diferentemente do empirismo, o senso comum não envolve uma sistematização racional bem como um posicionamento crítico perante o ato de conhecer.
3. A opinião é uma das bases constituintes do senso comum. Esta é assistemática quando, ao nada se importar em elaborar um corpo de explicações lógicas e coerentes, busca e uma explicação, conclusões divergentes se tornando muitas vezes ambígua. A opinião também é considerada empírica já que, além de carecer de um posicionamento crítico, se baseia nos sentimentos e dados perceptivos sem formar teorias explicativas.
4. “Não basta, com efeito, uma sistematização do senso comum para termos uma ciência” (pág. 8).
A frase em questão explicita o fato de que a compreensão do conceito de ciência não está diretamente relacionada a uma ordenação das conclusões adquiridas através do senso comum. A ciência utiliza como instrumento de estudo, o objeto de conhecimento previamente construído com elaborações racionais.
“As teorias científicas resultam sempre de um processo de construção”
(pág. 8).
Para estabelecer uma teoria científica é preciso organizar as ideias verídicas estudadas anteriormente para chegar à conclusão. Com o uso da razão, o conhecimento científico é formado através de um processo de construção de vários dados