Resumo: as duas faces de um crime
A historia fala sobre o crime de assassinato do Arcebispo, onde o principal suspeito e o jovem Aaron Stempler de 19 anos coroinha da igreja que o arcebispo tinha tirado das ruas. Depois do crime Aaron e visto perto da cena do crime todo ensanguentado e fugindo, mais os policias em uma rápida perseguição consegue captura-lo.
O ex- promotor e agora advogado Martin Vail, na busca pela fama procura trabalhar em casos de grande repercussão. Ao ver pela TV se interessa pela causa de Aaron Stampler, e vai ao encontro dele na prisão e se oferece para defendê-lo.
Martin Vail então ouve a historia do garoto, e alega a inocência dele baseado na possibilidade de ter sido uma terceira pessoa que cometeu o crime, já que Aaron alegou estar na cena do crime, mais que havia uma terceira pessoa no quarto que teria matando o Arcebispo, ele também afirma perder os sentido com frequência e não consegue identificar essa terceira pessoa.
Na primeira audiência o Estado Acusa Aaron por Homicidio Triplamente qualificado. A promotora de acusação e Janet Venable, que esta disposta a vencer o caso.
Para explicar os Lapsos de memória do jovem à psiquiatra e perita criminal Molly Arrington e convocada e começa a fazer perguntas para Aaron. Ele afirma perder o sentidos desde os 12 anos. Ela pergunta sobre sua namorada Linda e ele demonstra ficar perturbado.
Martin e o seu assistente vão atrás de Alex, que também era coroinha da igreja e descobre que o Arcebispo gravava vídeos pornográficos com Aaron, Alex e Linda. Diante da motivação do crime Martim confronta o garoto sobre o vídeo e descobre que este possui múltiplas personalidades e decide mudar a alegação para insanidade mental, mas ele sabe que em suas mãos as provas seriam questionáveis e então ele manipula Janet Venable para que ela a apresente no tribunal.
Sabendo que não poderá mudar sua alegação no decorrer do caso, ele com ajuda de uma medica-perito leva essa questão a júri onde é apresentado um laudo