Resumo do livro as dua faces de um crime
Em as duas faces de em crime temos um excelente exemplo de como utilizar certos conhecimentos da Psicologia para o exercício do controle social.No filme Martin Vail
(Richard Gere), um poderoso advogado de Chicago. Seu trabalho é defender... especialmente se o caso vai colocar seu nome nas manchetes e promover sua carreira.
Quando ouve falar que um pobre coroinha (Edward Norton) é acusado de assassinar o arcebispo, Vail agarra o caso, pensando somente nos holofotes da mídia. Ele vai lidar com um ninho de corrupção, vai ficar contra uma promotora (Laura Linney), que é sua ex-namorada, e pôr em risco toda sua habilidade, seu discernimento e até mesmo sua atitude de vencer a qualquer preço.
Para ele, o mais importante em uma causa não é o cliente, mas sua própria performance no tribunal ("Eu falo. Você, não. Tudo o que tem a fazer é ficar sentado e parecer inocente.", diz ele em uma cena).
O assassino do arcebispo sexualmente perverso teria esfaqueado a sua vítima. Ao fazê- lo seria Aaron, um jovem tímido e gago, que por exigência da vítima o fizera protagonizar uma cena "pornô" com outros dois jovens. E havia Linda entre eles, pela qual Aaron se apaixonara. Aaron que perdera a mãe e sofrera maus-tratos do pai. E a outra face do crime, alguém chamado Roy ficava deslembrado por Aaron ao acordar de sua crise. Absolvia-se ele, não se podendo culpar Roy como produto da divisão psicótica e amnésica. Mas no fim do filme, o criminoso tem um ato falho e se denuncia.
Aaron é que era produto da imaginação de Roy, de um histrionismo que o criara conscientemente, para fugir da pena de morte!
Esse filme trata de dois assuntos: Um advogado que gosta de estar na midia e um jovem que sofre um transtorno chamado de Perversão ou Psicopatia.
O perverso tem o objetivo de manipular o outro. Vive transgredindo normas e valores, como por exemplo a corrupção. Acha que ele é o melhor, que no mundo só há idiotas e por isso ele nunca