neel,
O filme começa com o falecimento da mãe de Nell, a personagem principal logo é descoberta pelo Dr. Lovell,que a proporciona cuidados especiais, visto que ela apresentava características diferentes das outras pessoas: Nell possuía um dialeto próprio, seus padrões de comportamento não correspondiam aoscomuns e, tal situação, atraiu inúmeras pessoas, desde curiosos, médicos à jornalistas. Nesse momento, a psicóloga Paula entra na trama a fim de estudar o caso inusitado da “selvagem” Nell. Lovell e Paulaobservam por um determinado momento a rotina de Nell, seus hábitos, costumes, e estudam seu dialeto para então estabelecerem comunicação.
As personagens empenhadas na observação de Nell utilizammétodos diferentes: enquanto Lovell dispõe da observação e experiência, Paula tenta conciliar a observação com aquilo aprendido na academia, com o conhecimento teórico, estabelecendo pré conceitos frentea vida de Nell.
No clímax do filme, a cena em que se discute no tribunal se Nell deveria ficar sob tutela daqueles que a consideravam “selvagem” e “incapaz”, ou sob a responsabilidade de si mesma,Nell se apresenta como uma pessoa madura e autônoma, capaz de decidir por si o que é melhor para si.
Nesse sentido, pode-se analisar o filme sob a ótica antropológica destacando temas como cultura;etnocentrismo; relativismo cultural; endoculturação e trabalho de campo.
Para a antropologia, entende-se cultura como toda forma de expressão humana, manifestações como a religião,