Resumo aos dois capítulos do livro espaço e método: “o espaço e seus elementos: uma questão de método” e “estrutura, processo, função e forma como categorias do método geográfico” (milton santos)
Uma Palavrinha A Mais Sobre a Natureza e o Conceito de Espaço
O Espaço e Seus Elementos: Uma Questão de Método
Espaço deve ser considerado como uma totalidade. Quanto a este, sua divisão em partes deve poder ser operada segundo uma variedade de critérios, o que o autor chama “Os elementos do espaço” é uma das diversas possibilidades.
O que é um Elemento do Espaço
Antes de definir o que é elemento do espaço, vale à pena discutir a própria noção de elemento. Para alguns teóricos elementos seriam “a base de toda dedução”; “princípios óbvios admitidos por todos os homens”. Essa definição equivale ao elemento como categoria, verdade eterna, presente em todos os tempos, em todos os lugares, e da qual se parte para compreensão das coisas num dado momento, levado em conta as mudanças históricas.
Leibniz considera que os elementos disporiam, então, de uma inércia, pela qual eles podem permanecer nos seus próprios lugares, enquanto existem forças que buscam deslocá-los ou penetrar neles. Desse modo, sendo espaciais, eles também são dotados de uma estrutura interna, pela qual participam da vida do todo de que são parte e que lhe atribuem um comportamento diferente, como reação do próprio jogo das forças que os atingem.
Os Elementos do Espaço: Enumerações e Funções
Os elementos do Espaço seriam: os homens, as firmas, as instituições, o chamado meio ecológico e as infra-estruturas.
Os homens são elementos do espaço, seja na qualidade de fornecedores ou candidatos de trabalho. Esses diversos tipos de trabalho e de demanda são à base de uma classificação do elemento homem na caracterização de um dado espaço.
A demanda de cada indivíduo como membro da sociedade total é respondida em partes pelas firmas e em parte pelas instituições. As firmas têm