Dietas
Se você vive controlando a alimentação e não consegue chegar ao peso desejado, é bem provável que esteja cometendo alguns erros. Afinal, quando se fala em dieta sobram mitos e verdades. Pensando nisso elaboramos um guia sobre alimentação saudável que ajudará você a entender melhor como funciona a reeducação alimentar.
Todo mundo sabe que dietas muitos restritivas, que proíbem milhares de coisas já se iniciam fadadas ao fracasso. Isso porque comer é muito bom e se privar da sua guloseima preferida é extremamente chato.
A reeducação alimentar surgiu com o proposito de ajudar nesse processo. Com ela você aprende como comer, o que comer e quando comer se permitindo uma vez ou outra degustar aquele chocolate maravilhoso escondido no fundo do armário.
Mas para correr bem, primeiramente vamos entender como deve ser uma reeducação alimentar. Uma dieta equilibrada consiste em se adotar o consumo de diferentes grupos alimentares. Gorduras, açúcares, lacticínios, carnes, ovos, peixes, grãos, nozes, vegetais, frutas, cereais, pães, arroz e massas – que fornecem ao organismo todas as proteínas, vitaminas, minerais e fibras indispensáveis ao organismo, respeitando suas proporções que são determinadas pelas condições de saúde de cada um.
Apesar do que ensinam algumas dietas, tudo é uma questão de equilíbrio certo entre o que se coloca no prato. Entre os principais alimentos presentes em uma dieta saudável estão:
* Carboidratos – alimento composto por uma combinação de amidos e féculas, açúcares e fibras – fornece ao corpo combustível necessário paras atividades cotidianas principalmente para pessoas que costumam praticar atividade física.
* Fibras – encontrada em alimentos de origem vegetal (frutas, verduras e legumes) e essencial para a manutenção de uma dieta saudável. São excelentes auxiliares em dietas para emagrecimento, aumentam a sensação de saciedade, mantém os níveis de açucares no sangue, e auxiliam no processo