agraria
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GEOGRAFIA BACHARELADO - MATUTINO
HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO 2º SEMESTRE
GEOGRAFIA PEQUENA HISTÓRIA CRÍTICA
Prof.ª
Patrícia Christan
Acadêmica
Patrícia da cruz da silva
Cuiabá – MT 2014/ 2
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA.Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
I. Identificação da Obra MORAES, A. C. R. de. Geografia – Pequena História Crítica. São Paulo: Hucitec, 1981.
I. Resumo da Obra (por capítulos seguidos de parágrafos transcritos literalmente e/ou de forma textualizada, discorrida).
O intuito da presente obra e o de contribuirpara a superação desta situação oferecendo um panorama desta disciplina num tratamento que procura ir além das versõesoficiais. Apresentamos aqui de forma sucinta como não poderia deixar de ser numa obra introdutória oque foi e o que vem sendo o pensamento geográfico tentando cotejar as formulações com o contexto histórico que as engendrou. Assim apontar algumas mediações mais evidentes entre a produçãogeográfica e o desenvolvimento do modo de produção capitalista.
1. O OBJETO DA GEOGRAFIA (p. 13-20). controvérsia sobre a matéria tratada por esta disciplina
A questão que introduz este volume – o que é Geografia? – aparentemente é bastante simples, porém refere-se a um campo do conhecimento científico, onde reina enorme polêmica.
Isto se manifesta na indefinição do objeto desta ciência, ou melhor, nas múltiplas definições que lhe são atribuídas.
“Alguns autores definem a Geografia como o estudo da superfície terrestre. Esta concepção é a mais usual, e ao mesmo tempo a de maior vacuidade. Pois a superfície da Terra é a teatro privilegiado (por muito tempo o único) de toda reflexão científica, o que desautoriza a colocação de seu estudo como especificidade de uma só disciplina.”(...), p31.
“Outros autores vão definir a Geografia como o estudo da paisagem. Para estes, a analise