Resumo Amor de Perdição
Capítulo 02
Antunes e sua mulher (pais do Eugênio), eram padrinhos de Margarida, pois eles tinham uma grande relação de amizade com o falecido alferes, deram a mão para a pobre desvalida viúva, e a estabeleceram em suas terras. Eugênio muito pequeno sem ter com quem brincar achou aquilo tudo uma maravilha, seus pais gostaram tanto da idéia que tratavam Margarida com todo o mimo, como se fora sua própria filha.
Um certo dia Margarida desapareceu das vistas de sua baba e de seu amiguinho, quando Eugênio a achou começou a gritar para que sua mãe e Umbelina ouvissem, pois ela estava brincando com uma jararaca (uma cobra). A cobra parecia inofensiva. Quando passaram por aquele sufoco a senhora Antunes ordenou aos escravos que matassem a cobra, mas Umbelina defendeu a cobra, pois ela apenas brincou com sua filha e não lhe fez mal algum. Mas a senhora Antunes não concordava, e a lembrava que foi uma serpente que tentou Eva, e que ela não a mordeu e sim a enganou, arrastou-se aos seus pés e afagou-a para melhor enganá-la.
A senhora Antunes fez uma simpatia infalível para matar a cobra: encarou-a fixamente e sem despregar os olhos dela, levou as mãos ate a cintura da saia que começou a arrochar cada