Resumo do livro amor de perdiçao
O livro baseia-se na história de Simão Botelho tio de Camilo Castelo Branco e filho do corregedor Domingos Botelho que é loucamente apaixonado por Teresa Albuquerque, filha de Tadeu Albuquerque, embora suas famílias sejam rivais devido a um desentendimento onde Simão quebrou muitas cabeças dos criados de Tadeu que iriam buscar água para os machos e quebraram algumas vasilhas os donos das mesmas os espancaram e Simão passando pelo local avistou a cena terminando de quebrar os cântaros que restavam intactos.
O moço de Viseu era conhecido pelas redondezas, por sua agressividade com as pessoas, defendia as ideias de grandes filósofos da Revolução Francesa que espalhavam o terror e acreditavam que quem fosse contra suas ideias deveriam ir para a guilhotina. Todos da cidade fugiam do seu caminho, como o trecho pode demonstrar um pouco o filho mais velho do corregedor falando de seu irmão:
[...] “O filho mais velho escreveu a seu pai queixando-se de não poder viver com seu irmão, temeroso do gênio sanguinário dele. Conta que a cada passo se vê ameaçado na vida, porque Simão emprega em pistolas o dinheiro dos livros, convive com os mais famosos perturbadores da academia, e corre de noite as ruas insultando os habitantes e provocando-os à luta com assuadas”.
Mariana:
Moça pobre e do campo, 24 anos de belos e tristes olhos, tem sido considerada, algumas vezes, como a personagem mais romântica da história, porque o sentir do amor a satisfaz, sem ao menos esperança de o amor de Simão por ela se concretizar.
Teresa Albuquerque:
Teresa tem 15 anos quando se apaixona por Simão, também é vista como heroica ao longo da história: firme e decidida do seu amor, mantém-se inflexível perante os pedidos, às ameaças e finalmente as crueldades