O que e plagio
Segundo dicionário a palavra o ato de Plagiar é apresentar qualquer tipo de obra como de própria autoria que pertence à outra pessoa. E o “desconhecimento da lei” não serve de desculpa, pois a lei é publica e explicita.
Veja o que diz a lei:
Código Civil
Art. 524
“a lei assegura ao proprietário o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que, injustamente, os possua”.
Código Penal
“Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186.”
Existem pelo menos três tipos de plágio:
Integral: É quando você copia palavra por palavra de um trabalho inteiro sem citar a fonte de onde tirou que seria o clássico Ctrl+C, Ctrl+V.
Parcial: que ocorre quando o trabalho é um “mosaico” formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras.
Conceitual: a utilização da ideia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original.
Como pode ser identificado em um trabalho de TCC e qual deve ser a conduta dos orientadores ?
O plágio pode estar em todo TCC, quando ele é cópia fiel ou com modificações simples de outro TCC. Pode estar em parte do TCC, ou mesmo em alguns parágrafos. Não importa o tamanho do plágio, é ilegal e passível de reprovação. Em casos extremos o estudante fica impedido de concluir definitivamente o curso.
Segundo o site Monografia AC, um Trabalho de Conclusão de Curso é considerado trabalho plagiado se encontrada nele uma ou mais das tais ações:
- Utilização literal de palavras, conceitos, frases sem a devida citação ao material original;
- Paráfrase dos mesmos elementos do tópico anterior em uma monografia ou em um TCC;
- Uso de uma estrutura ou um elemento como um gráfico ou uma fotografia, ou ainda um contexto de pesquisa sem a devida citação.
Para ajudar os orientadores e avaliadores e dar notas justas, existem programas que detectam esse tipo de conduta. No total existem oito