resumo e analise de Amor de Perdição e Amor de Salvação
De Camilo Castelo Branco
É natal, após um reencontro após quase doze anos. Afonso e Teodora prometidos um ao outro pelas suas mães, amigas desde os tempos em que estudavam num convento. Após a morte da mãe, Teodora vai para um convento e tem como tutor seu tio, pai de Eleutério Romão. Teodora e Afonso estão em contacto, a aguardar o momento certo para casarem. Afonso resolve estudar fora por dois anos, enquanto Teodora influenciada pela amiga Libana quer casar-se o mais rápido possível. A mãe de Afonso, Eulália, pede-lhe para aguardar. Mas quando Litioana sai do convento, Teodora desespera-se e resolve casar-se com seu primo Eleutério, para assim poder sair do convento.
Eleutério é o oposto de Teodora, rude e vestindo-se de forma modesta. Apesar das tentativas de seu tio, o padre Hilário, em ensinar-lhe a ler, nunca aprendeu. Afonso sofre muito com a notícia do casamento de Teodora e pede à mãe permissão para se ausentar de Portugal. Contava sempre com o apoio e o consolo das cartas de sua mãe e sua prima Mafalda, que o amava pacientemente. Após anos de amargura, é incentivado a escrever a Teodora, mas a carta cai nas mãos de Eleutério, que não a entende. Pede então a um amigo ajuda para interpretá-la más este rasga-a, dando a desculpa de serem grandes sandices, após reconhecer o remetente.
Inconformado Afonso parte ao encontro de Teodora. Eleutério encontra-os juntos e pede-lhes explicações. Teodora responde-lhe que é uma mulher livre a partir daquele momento, e vai viver com Afonso. Afonso abandona até a sua própria mãe para viver ardentemente a paixão que sempre o consumiu. Quando esta morre desespera. Teodora tenta consolá-lo, mas ele sente nas suas palavras ironia e sente nojo de tamanho fingimento. Procura isolar-se de Teodora e dos amigos. Durante este período, é alertado sobre as intenções de um amigo para com Teodora e vem a encontrar cartas que confirmam estas suspeitas. Certo dia apanho-os