quimica
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
OBTENÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO E SOLIDIFICAÇÃO
DO NAFTALENO
DEUS
PROFESSOR: THEODORO MARCEL WAGNER
QUIMICA EXPERIMENTAL II
Joinville
2010
MARCOS PEREIRA DE DEUS
OBTENÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO E SOLIDIFICAÇÃO
DO NAFTALENO
Relatório de pesquisa apresentado ao curso Engenharia Química da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE- com o requisito parcial avaliação do 2° Bimestre sob orientação do professor Theodoro Marcel Wagner.
Joinville
2010
Sumário
INTRODUÇÃO
As substâncias podem variar de um estado para o outro, dependendo da temperatura e pressão a que são submetidas. Os processos de mudança de estado físico como fusão (de sólido para líquido ) e solidificação (do líquido para sólido), estão associados as interações intermoleculares da substância.
O naftaleno, que é a substância utilizada no experimento apresentado aqui, possui sua faixa específica de temperatura para mudança de seu estado físico, em condições normais de temperatura e pressão. Neste relatório constam os procedimentos para a obtenção e verificação das curvas de fusão e solidificação, bem como a determinação da temperatura de fusão e solidificação do naftaleno.
1.OBJETIVOS
1.1. Objetivo Geral
Determinar as curvas de fusão e solidificação de uma substância pura.
1.2. Objetivo específico
Obter o ponto de fusão da substância através das curvas de fusão e solidificação do naftaleno. 2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Curvas de aquecimento e resfriamento de uma substancia pura
As curvas de aquecimento e resfriamento são obtidas a partir da construção de um gráfico que relaciona a variação da temperatura em função do tempo decorrido. A temperatura varia até que o corpo atinja a mudança de estado (sólido-liquido;