Cromossomos
Os nucleossomos ajudam no enovelamento do cromossomo. Na intérfase, o cromossomo encontra-se totalmente descondensado, formando a cromatina. Já na metáfase ele encontra-se máximo de sua condensação.
Estrutura do cromossomo
Todo cromossomo possui um estrangulamento, através do qual são puxados pelas fibras do fuso até os pólos da célula para separação das cromátides. Este estrangulamento recebe o nome de centrômero. De acordo com a posição do centrômero, os cromossomos são divididos em:
Telocêntrico: O centrômero está localizado na região terminal do cromossomo. Acrocêntrico: O centrômero está bem afastado do centro do cromossomo, próximo a uma das extremidades, resultando em um braço bem maior que o outro. Submetacêntrico: O centrômero está um pouco afastado do meio do cromossomo. Metacêntrico: O centrômero se localiza no centro do cromossomo, sendo os braços do mesmo tamanho.
Cromossomos e genes
O gene é uma região da molécula do DNA, podendo conter de alguns pares a milhões de pares de nucleotídeos. A partir do DNA chamada de DNA-não codificante não possui genes.
Genoma é todo o conjunto de genes de um organismo. Os cromossomos autossomos são encontrados em todas as células somáticas, tanto em homens como em mulheres. Os cromossomos sexuais são diferenciados nos dois sexos, e é o que define o sexo do