AMOR DE PERDIÇÃO resumo
É um livro bem ao gosto romântico, a característica principal da novela passional é o seu tom trágico. O livro amor de perdição foi escrito durante 15 dias, em 1861, quando ele estava preso na cadeia da Relação, por ter se envolvido em questões de adultério.
Como o drama de Romeu e Julieta, a obra focaliza dois apaixonados que têm como obstáculo para a realização amorosa a rivalidade entre as familia. O narrador conta um fato ocorrido com seu tio Simão.
Os dois filhos das familias acabam por se apaixonar, e mantinham um namoro silencioso pela janela, na cidade de Viseu e com as familias estão desconfiadas fazem de tudo para impedir essa união tentando então separa-los definitivamente com o pai de Teresa tentando casá-la com um primo mais ela acaba sendo internada no convento.
Simão entao tenta descobrir onde Teresa está e acaba ficando na casa de um ferreiro devedor de favores ao seu pai e ferreiro tinha uma filha chamada Mariana que acaba se apaixonando por ele construindo um triangulo amoroso.
Teresa e Simão mantem contato por carta. Numa tentativa de resgatar Teresa, acaba por balear o primo de teresa, Baltasar e é condenado a prisão.
O pai de Simão conseguiu então mudar a pena para um degredo na India e Simão ao embarcar vê Teresa morrendo de tuberculosa. Dias depois morre também, e ao lança-lo ao mar Mariana se joga por não suportar a perda, suicidando-se abraçada ao cadaver de Simão. Seu amor exagerado leva a perdição.
E a história acaba assim, por amores que vem e que vão infelizmente não pode durar fisicamente, mais sim mentalmente e sentimentalmente.
Autor: Camilo Castelo Branco