Resumo acadëmico
A Psicologia como uma Ciência Social
O Século da Psicologia
A Psicologia ocupou um importante papel durante o século XX, o que ajudou a construir o mundo e as pessoas em que nos transformamos e nesse sentido constituiu-se como uma “ciência social”, promovendo uma “psicologização” das vidas individual e coletiva, inventando e transformando diversas ideias em termos psicológicos.
O século da Psicologia
O século XX foi certamente o século da psicologia, foi o século que psicologia se transformou em disciplina, com departamentos universitários, professores especializados, diplomas e qualificações, tornando-se como profissão. Mas mais do que isso esse foi o século que ajudou a construir a sociedade em que vivemos e também nas pessoas em que nos transformamos. O desenvolvimento psicologia no século XX teve um importante impacto social e tratamento do distress.
O treinamento psicológico afetou profissionais de orientação de crianças, de trabalhos sociais, e mesmo de administração de recursos humanos. No processo, nossas muitas ideias do “self”, da identidade, da autonomia, liberdade e da realização profissional foram reformadas em termos psicológicos. As pessoas falam de si mesmas numa abordagem psicológica de descrição pessoal, ou seja, a linguagem da inteligência, personalidade, ansiedade, neurose, depressão, trauma, extroversão, introversão. Isso também inclui a “psicologização” da vida coletiva com a invenção da ideia de grupos, grandes e pequenos, das atitudes, da opinião pública, práticas da indústria ao exército, problemas sociais, de preconceito e luta de grupos até a criminalidade e pobreza são abalizados em termos psicológicos. A questão não foi a psicologia ter se estabelecido como uma disciplina ou como uma profissão, mas sim uma maneira característica de pensar sobre profissões nas ciências sociais. Com a psicologia foi diferente, ela se doou para todos os tipos de profissões, de alguma forma de fazê-los pensar e agir como