Resumo academico
O resumo
O resumo acadêmico tem vários objetivos, dentre eles o de estimular a leitura minuciosa, possibilitando que o aluno consiga uma assimilação completa de seu conteúdo. Pode-se resumir uma obra completa, um texto e/ou capítulo. O resumo de uma obra pode ser feito por meio de um esboço, seguindo o próprio sumário em questão. A melhor receita para fazer um resumo é seguir o critério do desenvolvimento de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Quando o aluno realiza o resumo de uma obra, estará seguindo o plano original do autor ou o próprio projeto levantado pelo autor, com isso o aluno estará desvendando, desde então, o objeto, o problema e os objetivos levantados pelo autor.
O aluno ao resumir um texto com as próprias palavras deve manter-se fiel às idéias do autor em questão (SEVERINO, 2002; CARVALHO, 2003; HÜHNE, 2002).
É importante lembrar que esse tipo de resumo diferencia-se do resumo técnico-científico.
O resumo técnico-científico, segundo Severino (2002), consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico (livro, artigo, dissertação, tese etc.) e tem a finalidade específica de passar ao leitor uma idéia completa do teor do documento analisado. Esse tipo de resumo, geralmente, é solicitado para publicação ou apresentação em eventos culturais etc. nesse sentido, o resumo deve ser redigido em um só parágrafo, com o máximo de 200 a 250 palavras e deverá conter introdução, desenvolvimento e